Tuesday, September 20, 2011

Calendário Copa 2012

Aqui a proposta do calendário da Copa Ciclismo 2012. A Copa é composta for 15 corridas. Tambem ha duas corridas para apurar o campeão nacional, e uma corrida provincial. Essas corridas não fazem parte da Copa. Esta é uma proposta de datas e foi desenhado para evitar conflitos com corridas na RSA e Swazilandia. Se tem comentários ou sugestoes por favor adicionam as mesmas no fundo da página. Obrigado.

Here is the proposed Copa Race Calendar for 2012. The Copa is made up of 15 races. There are also 2 races for the National championship, as well as a provincial one. These races are not part of the copa ciclismo. This is a proposal and has been designed to avoid date conflicts with races in SA and Swaziland. If you have any comments or suggestions please add them at the bottom of the page. Thanks.


CALENDÁRIO COPA CICLISMO 2012

Nr Data Corrida Tipo Distancia

A - 22-Jan-12 Nacional - TT CRONO - 30km

B - 23-Jan-12 Nacional EN4 - PLANO (flat) - 150km

1 - 19-Mar-12 Volta Goba - COLINAS (hills)- 66km

2 - 26-Mar-12 Time trial equipa - PLANO - 50km

3 - 9-Apr-12 Classica Rei do Sul - PLANO - 117km

4 - 23-Apr-12 Volta Goba II - COLINAS - 101km

5 - 14-May-12 Classica Namaacha - MONTANHA (Mountain) - 104km

6 - 4-Jun-12 Classica Goba - MONTANHA - 105km

7 - 24-Jun-12 Desafio da Pedreira - COLINAS - 80km

8 - 25-Jun-12 TT 26km - CRONO - 23km

9 - 26-Jun-12 Volta a cidade - CRITERIUM - 66km

10 - 9-Jul-12 Classica Twin Peaks - MONTANHA - 170km

11 - 20-Aug-12 Subida a Mt Ponduine - MONTANHA - 83km

12 - 27-Aug-12 Critérium eliminatória - CRITERIUM - 44km

13 - 24-Sep-12 Classica EN1 - PLANO - 160km

14 - 1-Oct-12 TT Namaacha - CRONO - 26.6km

15 - 8-Oct-12 Critérium de Maputo - CRITERIUM - 40km

C - 11-Nov-12 Provincial MOZAL X6 - COLINAS - 124km

6 comments:

  1. Tema: Rotas Novas

    O meu primeiro comentário vai para inclusão DA prova com o final no Monte ponduine. Sem duvida que é uma excelente ideia e que deve ser levada em frente, creio q essa prova será uma verdadeira clássica.

    Mais comentários em breve nos seguintes pontos:
    * TT.
    * O Numero de Provas q se poderá excluir.
    * As provas do Campeonato e suas diferenças de Km numa perspectiva sequencial.
    * Dinamizar a Fuga através das Metas volantes.

    Carlos Sales

    ReplyDelete
  2. Tim Doyle - Mario - Nice proposal, thanks for putting this together. One comment
    on behalf of the weaklings. One way to get more riders out is to
    include more shorter distance events. I note that of the 18 events
    listed, 8 are >100km. There are really only so many riders in Maputo
    that are capable of riding >100km an any given day. I know several
    people who would like to participate in more events, but cannot manage
    long distances. So one way to increase participation is to schedule
    events with multiple iterations of shorter distances. For example a
    60km loop route would allow stronger riders to do 2 loops for 120km
    and weaker riders to do 1 loop. Everybody's happy. I'm not trying to
    hold back the stronger riders, but multiple loop rides is one way to
    accommodate riders of all levels. Tim

    ReplyDelete
  3. Ricardo Trinidade wrote:
    Uma dúvida... Qual é a relação entre a Copa Ciclismo e a Federação ? Existindo alguma, será impedida a participação de titulares de orgãos do corpo directivo ( ciclistas ) nas provas da copa conforme estabelecem os Estatutos da Federação??

    ReplyDelete
  4. Mario wrote:
    Boa pergunta, e uma que a tempo esto tentar desembrulhar.

    Da minha maneira de ver, a Copa vinha sido organizado pelo Clube de Ciclismo de Moçambique ao longo dos anos, e embora a associação não é reconhecida legalmente, tem o seu papel no impulsionamento do ciclismo em Moçambique, tanto que a mairoia da Federação é composta por "membros" do clube. Portanto não é automático que ao se criar a Federação, a Copa passa a ser dessa organização.

    Tem dois outros constrangimentos:
    1) O Clube de Ciclismo não é membro fundador da Federação, nem reconhecido pela Federação, embora tacitamente aceite como entidade assiciativa de ciclistas. Para que a Federação passase a reconhecer a Copa, devia reconhecer o Clube, que é storicamente o dono e gestor da Copa.
    2) A Federação, ja confirmado como membro da UCI, é obrigada a organizar os eventos segundo as próprias regras do UCI (estilo jogos africanos, fecho de ruas, numeros nas costas dos ciclistas, foto finish, 300m na meta fechada, cartazes a indicar a distáncia até a meta, registro ciclistas e tanto mais que nem imaginamos!). Essa capacidade ainda não existe, embora é á meta final da FMC.

    Duma forma geral, e olhando a experiença de outros paises, posso dizer que a UCI (e na nossa óptica a FMC) é árbitro das regras do ciclismo, e as entidades que compoem a Federação são os gestores das várias corridas. Esemplo o Tour de France, que é organisada pela A.S.O. Associação Desportiva do Amury, e não pela UCI. Mas.. o Tour obedeçe ás regras do UCI, e os comissários dessa organização são os árbitros das corridas. Mas o dono desse tour, bem como outras corridas, é a Associação que a gere, e não a UCI.

    Na vizinha RSA a situação é a mesma, em que quase todas as corridas de estrada são organizadas pelas várias associaçoes ou patrocinadores (historicamente jornais, que usam as corridas para vender jornais) e a Federação de Ciclismo impoem as regras da UCI. Somente em alguns casos especificos é que a Federação organisa directamente, esemplo as corridas Nacionais, porque é o único orgão que pode conferir o título de Campeão nacional.

    Um outro ponto, o calendário ciclistico deve ser submetido á Federação para evitar grandes choques com outras modalidades de bicicleta. Isto acontece na vizinha RSA, e em outras Federaçoes no mundo. A Federação não é que "aprova" as corridas e rotas vão se fazer, mas co-ordena o calendário para evitar grandes choques. No nosso microcosmo ciclistico, a Copa Ciclismo é o único evento de competição que ha, mas no futuro vai ter que partilhar o espaço com BTT, BMX e quanto mais.

    Voltando á questõa da Copa, e a pergunta lançada - a "solução" da Copa tem a ver mais com o futuro do ciclismo em Moçambique, de que quem é o real dono. Ou seja, segundo os planos de expanção da FMC, será talvez ou não conveniente que o Clube de Ciclismo continua a ser o dono e gera a mesma. Porque na óptica do FMC, tem que olhar todo o ciclismo, e não só de estrada, e não so em Maputo! Ha outras "Copas" para serem organizados, de MTB, BMX, e resucitar um velódromo para ciclismo de pista. A Copa já existe, já funciona é apenas precisa de impulso de patrocinadores para melhorar a propria qualidade e atrair mais participantes. As outras modalidades tem que ser criadas de raiz, e vão precisar de mais envolvimento da Federação.

    Sobre a participação de elementos da Federação na Copa ciclismo, a resposta de se podem ou não competir tem a ver com quem é o dono. Se é uma corrida de amadores organizado por um clube, todos os ciclistas podem fazer parte menos os profissionais págos para pedalar (não é o nosso caso). Se é uma Copa nacional gerida e organisada pela Federação de Ciclismo, é claro que os membros não podem fazer parte. Mas duma forma geral... com tanto ciclista que faz parte da Federação, podemos dar-nos o luxo de escluir ciclistas?! Somos ainda tão poucos..


    Então agora faço uma pergunta a ti - quando é que o Clube de Ciclism terá os seus próprios estatutos?!

    ReplyDelete
  5. EUGÉNIO escriveu:
    A questao era se deve ao não partivipar nas provas o pessoal da federação ou os organizadores. penso que a sua explicação foi suficientemente clara e até deu para eu aprender algumas coisas com os seus comentarios.
    de facto, na actual fase em que se encontra o nosso ciclismo, nao podemos nos dar a muitos luxos em querer excluir o pessoal da fed e os organizadores porque as provas terao poucos participantes e deixarao de ter interesse. eu sou da opniao que participem todos até porque nesta faze o que queremos é atrair mais ciclistas para a modalidade e participar nas provas.

    ReplyDelete
  6. Comment by Mathieu Destrooper:
    Suggestion for A, B and C rides
    C: group stays together - last 5km free to prepare sprint
    B: group stay 50 to 70% of the race together in an acceptable pace - rest free
    A: go crazy from the beginning and win!

    ReplyDelete