Tuesday, September 20, 2011

NOVA COPA 2012

Nova Copa 2012

No início do ano, houve um consenso geral em adotar um novo e mais simples sistema de pontos para a Copa, e essa mudança se daria a partir de 2012. Este novo sistema visa simplificar o ranking de ciclistas para torná-lo mais fácil de gerir, transparente e aberto a todos, enquanto o sistema do Imran que vinhamos usando ha uns anos tornava-se difícil para gerir e defacto so ha uma pessoa que sabe fazer os calculos. O sistema proposto é tao simples que qualquer um dos ciclistas pode, sabendo os resultados da corrida, fazer as somatórias e saber a classificação geral, e vai permitir a todos a verificarem os calcúlos e se sentirem confortáveis com os resultados.

As principais mudanças são:

* um sistema de ponto reto

* reduzido número de corridas

* máximo de 10 eventos a contar para a classificação geral

* novas rotas para apimentar o evento

* uma melhor organização de corridas

* registro de Federação

* prêmios


Abaixo estão as explicações sobre cada mudança.

NOVA ESTRUTURA DE PONTOS – vai ser adotado um novo sistema que basea o ranking apenas em posição de chegada, e não tempos. A ideia do Imran era tornar a nossa Copa uma especie de Tour de France, com cada corrida uma etapa, e o melhor tempo decidindo a classificação. Era (e é) um sistema complicado mas com uma lógica e estrutura bem pensada, mas na prática so ele (e agora so eu) sabia gerir os pontos.

A grande maioria dos ciclistas pediram para que o sistema fosse mais claro e ao alcance deles, e portanto o novo sistema adota um híbrido de pontuação estilo Formula1 com a Escala UCI de pontos. O novo sistema contará pontos para os primeiros 10 finalistas, independentemente do tempo. Corridas serão classificados, mas usando um sistema de 3 níveis - Normal (15 pontos), Difícil (20 pontos) e Muito Difícil (25 pontos - apenas uma corrida, a Twin Peaks). Isto significa que a maioria das corridas é dividido entre as Normal e Difícil. Muitas pessoas têm perguntado por um sistema de pontos simplificado sem classificação para a dificuldade de corrida, mas este apresenta um problema - se dois ciclistas ganharem igual número de corridas, como é que vamos descobrir quem é o vencedor? Dando igual numero de pontos para todas as corridas significa tirar o incentivo de participar nas corridas mais difíceis. Se damos mais pontos então o incentivo de participar (e acabar) é maior.

Pontos de Sprint e Rei da Montanha permanecem os mesmos. O calendário de corridas indicará no início do ano, os pontos disponíveis para cada corrida em cada classificação. Se as corridas são substituídos por força maior, o novo curso deve ser semelhante à corrida substituída.

NÚMERO REDUZIDO DE CORRIDAS - Outra mudança importante é o número total de eventos Copa. No calendário 2011 tinhamos 23 corridas da Copa. Em 2012 são agendadas 15. Isso porque muitos ciclistas não participavam em todos os eventos, por causa de alguns entraram em choque com corridas na Suazilândia e África do Sul, ou porque não havia tempo de ir a todas. á media da participação em 2010 foi de 10 ciclistas por cada prova. Em 2011 isto aumentou para 12, mas tamos longe de termos pelotoes bem grandes. Tendo menos corridas podemos concentrar-nos tambem em publicitar os eventos, para termos mais participaçao nacional e estrangeira, com ciclistas da Swazilandia e RSA tambem a participar.

Também o grande número de corridas significa que organizacionalmente é difícil melhorar a sua qualidade, tendo pouco tempo para preparar entre as corridas. 2011 foi um ano especial para a Copa, como foi uma preparação para a selecção nacional para os Jogos da África. A partir de 2012 a equipe nacional irá utilizar uma mistura de corridas da Copa e eventos no exterior para treinar e competir, por isso não há necessidade de aumentar o numero de eventos Copa para eles. A Copa irá retornar a um número mais gerivel de corridas, assegurando que eles sejam devidamente organizadas e com menos corridas se espera que mais ciclistas vão participar.

NÚMERO MÁXIMO DE RESULTADOS - A Copa 2012 foi reduzida para 15 eventos, com a proposta em que um máximo de 10 eventos sejam contabilizados para a classificação geral. Os ciclistas poderão ausentar-se de 5 corridas, mas enquanto eles fazem os restantes 10, ainda estão com uma chance de competir na Copa. A Copa Ciclismo sempre foi uma copa amadora, para as pessoas que trabalham e pedalam porque gostam de ciclismo. Portanto, devemos aceitar a realidade de que nem todos vão participar em todas as corridas. Portanto, os 10 MELHORES resultados contam, e dessa forma ainda ha incentivo de fazer mais que 10. A seleção dos 10 melhores resultados será baseada primeiro no melhor lugar obtido, segundo por pontos Rei da Montanha (KOM) e finalmente por pontos de Sprint. Esta selecçao nao é feita pelo ciclista mas pelos resultados, para evitar que haja uma incerteza em quais corridas foram escolhidas.

As datas das corridas da Copa foram escolhidas para não chocar com outras corridas de estrada na RSA e Suazilândia. No entanto, quando há um conflito grave com uma corrida que não era conhecida anteriormente, uma maioria clara de Ciclistas da Copa pode optar por alterar uma data da corrida, mas isso deve ser feito pelo menos 3 semanas de antecedência. O elemento de participação dos ciclistas na organização da Copa é importante.

MELHOR ORGANIZAÇÃO DE PROVAS - Os ciclistas querem corridas bem organizadas, em estradas seguras com interação mínima com o tráfego. As novas corridas da Copa tem objectivo de fazer isso. Números serão atribuidos aos ciclistas. Mais corridas terão lugar em Maputo onde teremos mais apoio da polícia. Veículos de suporte estarão disponíveis para a corrida. Eventos Pós-corrida para toda a família tambem vão ser organizados. Mais patrocinadores apoiarão as nossas corridas com prêmios e dinheiro. As corridas vão ter cobertura dos médias. Mais ciclistas vão participar nos eventos, tornando-os mais desafiadores e gratificante para todos

ROTAS NOVAS - Várias novas rotas foram escolhidas em 2012 para fazer que as corridas sejam mais desafiadoras e interessantes. Sempre que possível nós eliminamos corridas repetidas, tendo apenas o 5 corridas Classicas, que são Goba, Namaacha, o Rei do Sul, EN1 e Dois Picos. Estes são os cinco grandes. No entanto, os percursos para essas corridas vao ser mais difíceis, com Classica de Namaacha e Twin Peaks adicionando uma volta de Namaacha. Adicionamos uma nova corrida chamada Subida a Mt. Ponduine, que é uma corrida que acaba no topo de Namaacha (estaçao TDM) numa subida de 17% de ascendencia. Queremos que estas corridas sejam referências para a nossa Copa, assim como as grandes corridas em SA e em outros lugares na África. Corridas contra-relógio foram reduzidas para apenas 3, com o Contra-Relógio de equipa que volta á copa, uma CR de Montanha e uma contra-relógio plano. Tendo apenas uma corrida por rota fará que haja uma única chance de fazê-la, e a esperança é que a participação irá aumentar.

ADESÃO Á FEDERAÇÃO - No início de 2011, a FMC, Federação Moçambicana de Ciclismo foi criada. Esta entidade tem como objetivo promover o ciclismo em todas suas formas, bem como defender os direitos dos ciclistas. Precisamos dar a este corpo o nosso apoio, tornando-nós membros. Os benefícios da associação vai incluir a participação na Copa Ciclismo. Não-membros ainda poderão participar e ganhar corridas individuais, mas eles não serão incluídos no ranking para a Copa.

PRÊMIOS

Os seguintes prémios serão atribuídos no final da Copa, a seguir o último evento:

Camisola amarela ao líder da classificação geral

Camisola de bolinhas para o rei das montanhas

Camisola verde para o melhor sprinter

Camisola Branca para pontos combinados (como na Vuelta) combinando pontos chegada, KOM e sprint.

Camisola Vermelha para o ciclista mais agressivo. No final de cada corrida um ciclista será determinada o mais agressivo. O ciclista, com mais corridas agressivas vai ter esta camisa

Camisola Preta para último ciclista na Copa (como o Giro d'Italia). Devem ter concluído pelo menos 10 corridas.

Vencedores de cada grupo, cada faixa etária vai ter um troféu (U16, U23, sub-veterano, veterano, mestre, senhoras).

ESTA É APENAS UMA PROPOSTA BASEADA NAS CONVERSAS TIDAS EM MARÇO E ABRIL - POR FAVOR ADICIONAM OS VOSSOS COMENTÁRIOS PARA PUDERMOS FINALIZAR ESSAS MUDANÇAS ATÉ DIA 15 DE NOVEMBRO, DE FORMA QUE COMENÇAMOS COM UN NOVO REGULAMENTO EM 2012

1 comment:

  1. Parecem estar todos de acordo com quanto proposto acima. Não ha vozes de dissenso? Ideias novas? Comentários???
    MT

    ReplyDelete